Tema e Subtemas


Tema: Viagens pela nossa terra: entre lugares e fronteiras, entre continentes e culturas

Para o XXIII Congresso Internacional da Associação de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, é necessário pensar os limites de nossa atuação, ou de nossa inserção, no panorama da cultura de Língua Portuguesa. Dessa forma, considerando a diversidade temática e teórica dos estudos em Literatura Portuguesa e Africanas, pensando ao mesmo tempo no espaço da tradição e no espaço da modernidade, tomando-os como conceitos que extrapolam os limites temporais e nacionais, propomos o seguinte temário: Viagens pela nossa terra: entre lugares e fronteiras, entre continentes e culturas que se desdobra em subtemas, tais como:


- “Paisagem, Lugar e Cultura”, que propicia a valoração do diálogo, sobretudo com os discursos geográfico, filosófico e literário, dos atributos dados à paisagem, como paisagem patrimônio, paisagem cultural e paisagem valor de identidade. Implica tecer os fios da representação simbólica do imaginário ficcional na sua relação com a paisagem.

- “Literatura, História e Identidade Cultural”, que propõe a revisitação da literatura como expressão simbólica, produto da história e da cultura; da verdade histórica e da verdade da ficção no processo de resgate da identidade.

- “Viagem, Fronteiras e Deslocamentos”, que propõe, numa perspectiva essencialmente crítica, refletir sobre a porosidade das fronteiras no mundo contemporâneo, sobre as relações sociais desterritorializadas que ultrapassam fronteiras. Importa ainda refletir sobre a viagem como deslocamento espacial privilegiado enquanto elemento de tensão/dramatização de marcas identitárias. Possibilita, ainda, a discussão da viagem como metáfora do ser português e do tempo.

- “Literatura, Imagens e Diálogos Intercontinentais ”, que propicia o diálogo da literatura com  outras áreas do conhecimento, possibilitando desdobramentos de leitura, numa interlocução entre continentes e culturas.

- “Tradição, Modernidade e Cultura”, que sugere a reflexão em torno das questões que envolvem a modernidade ou a pós-modernidade enquanto fruto da tradição; a memória cultural na sua relação intrínseca com os fenômenos pós-modernos, em que pese a problematização das fronteiras e a descentralização do conhecimento.

4 comentários:

Flavio disse...

Trabahos sobre Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, mesmo não em persperctiva comparatista com a Literatura Portguesa, serão aceitos?

ABRAPLIP disse...

Sim. Mas os trabalhos sobre Literatura Brasileira terão que ser feitos em cotejo com Literatura Portuguesa ou Africana.

Juliana Cordeiro disse...

Onde vejo os prazos, regras e endereços para encmainhar o trabalho?

ABRAPLIP disse...

Inscrições para o evento estão encerradas. Estão abertas somente as inscrições para minicursos.